Trabalhos da equipe da WSPA e voluntários da UNIFESO avançam nos municípios de Nova Friburgo e Teresópolis

As equipes de voluntários envolvidos nas ações do Centro de Operações continuam as atividades de abastecimento aos locais mais críticos da Região Serrana que ainda necessitam de rações e assistência veterinária.
Até hoje, os voluntários já percorreram Teresópolis nos bairros Santa Rita, Vieira, Ponte Nova, Cruzeiro, Providência, e Nova Friburgo, nos bairros Campo Grande, Granja Florestal, Frades, Prainha, Barracão dos Mendes, Pilões, Córrego Dantas, Imperial e Alta floresta, além do município vizinho Sumidouro.
Na última semana, foram vermifugados mais de 120 animais entre cães, gatos, aves e suínos. Além disso, mais de 200 sacos de ração foram distribuídos entre os donos desses animais que, quando feridos, recebem curativos e o tratamento adequado pelos voluntários e médicos veterinários. Três cães precisaram ser  recolhidos para cirurgia no Hospital Veterinário da UNIFESO em Teresópolis. Um deles faleceu da noite de ontem (03/02) para hoje (04/02), porém os outros dois passam bem e já foram devolvidos aos donos.
Segundo Rosângela Ribeiro, Gerente de Programas Veterinários da WSPA Brasil e uma das coordenadoras do Centro de Operações, os principais problemas encontrados nos animais atendidos são miíases, dermatites, caquexia, verminoses, infestação por bernes, abcessos e hemoparasitoses (babesiose e erlichiose).
Flickr da WSPA Brasil Veja fotos do auxílio aos animais afetados pela tragédia no RJ. >

Centro de Operações recebe donativos de ONGs e empresas

13 toneladas de ração estão sendo distribuídos na região
Além das 13 toneladas de ração e medicamentos que estão sendo distribuídos na região, o Centro de Operações tem recebido ainda mais apoio. A ONG afiliada à WSPA AMAES – Associação Amigos dos Animais do Espírito Santo confirmou hoje que enviará 1 tonelada e meia de ração para cães, além de medicamentos veterinários e materiais cirúrgicos, provenientes da campanha SOS RIO - AJUDEM OS ANIMAIS, que recolheu donativos em pet shops de Vitória.
O laboratório Coveli também se solidarizou com os animais da Região Serrana e doou R$ 3.500,00 em medicamentos como vermífugos, coleiras antipulgas, etc.

Ajuda que faz bem

Composta de professores, alunos e veterinários recém-formados pela UNIFESO, as equipes de voluntários têm vivido experiências enriquecedoras através da ajuda que estão oferecendo aos animais.
Quando Luciana Lobosco, que cursa o último período de o curso de Medicina Veterinária da UNIFESO, percebeu a urgência no atendimento aos animais de sua região,  logo entrou em contato com a coordenação do curso para buscar informações sobre voluntariado. A partir daí, ela obteve os contatos que a encaminharam ao grupo. “Ajudar os animais participando dessa operação tem sido incrível, uma experiência ímpar, e que certamente agregará na minha carreira profissional”, relata Luciana.
Outra voluntária, Wendy Castro Correia, formou-se em julho de 2010 pela UNIFESO. Moradora de Teresópolis, ela sentiu o desejo de se voluntariar ao receber o contato de uma professora do 9º período que convocava alunos e ex-alunos para ajudarem à WSPA.“Conversamos todos os dias com pessoas que perderam quase tudo. É gratificante perceber que levamos um pouco de felicidade através da nossa ajuda a essas pessoas e a seus animais”, diz Wendy.

0 comentários: