WSPA e UNIFESO abrem Centro de Operações para atendimento aos animais e agradecem doações

Equipe WSPA e voluntários

As ONGs afiliadas à WSPA (GAPA-MA, SOS Animal, AnimaVida, COMBINA e Defensores do Animais) e a WSPA Brasil agradecem as doações recebidas para o socorro e atendimento dos animais que foram vítimas da tragédia da Região Serrana.
Informamos que o volume financeiro arrecadado é suficiente para realização das ações planejadas para as regiões mais afetadas durante os próximos dois meses. Desta forma, a ONG Defensores dos Animais não necessita mais de novas doações em sua conta-poupança.
A experiência global da WSPA em gerenciamento de desastres demonstra que, além do imediato socorro para assegurar a sobrevivência dos animais – já realizado pela rede de ONGs afiliadas na região, além da inestimável ajuda dos voluntários e moradores presentes no local no momento do desastre - é necessário planejar a continuidade das atividades para a manutenção a médio e longo prazo do bem-estar dos animais. Para isso, foi montado um Plano de Trabalho, que está sendo coordenado pelo especialista em desastres, Sergio Vasquez, do escritório da WSPA - Costa Rica.
Flickr da WSPA Brasil Veja fotos do trabalho da WSPA na tragédia da Região Serrana. >>

Confira as principais ações realizadas com os recursos recebidos:

WSPA recebe 12 toneladas de ração no Centro de Operações
  • R$ 60 mil transferidos para as ONGs afiliadas na região (R$ 15 mil para cada uma das seguintes ONGs):
    • GAPA-MA (Itaipava)
    • SOS Animal (Teresópolis)
    • AnimaVida (Itaipava)
    • COMBINA (Friburgo)
  • 12 toneladas de ração para cães e 1 tonelada para gatos.
  • kits de medicamentos e outros produtos, com capacidade de atender um mínimo de 8 mil animais em toda a região.

Parcerias concretizadas pela WSPA Brasil:

  • 1,8 tonelada de ração doada pela Pedigree.
  • 300 doses de vacinas contra a Raiva e a Leptospirose doadas pelo Laboratório Merial.
  • Envio de doações recolhidas dos postos de esterilização da SEPDA no Rio para a ONG COMBINA.
  • Criação de um Centro de Operações em parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária da UNIFESO em Teresópolis.
  • Orientação a quatro equipes de voluntários da UNIFESO para facilitar e implementar as ações locais.

Centro de Operações

Reunião preparatória para trabalho em campo
A WSPA firmou parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária da UNIFESO, em Teresópolis, onde funcionará um Centro de Operações a partir desta quinta-feira, dia 27/01. O local será um centro para estoque de alimentos (12 toneladas de ração para cães e 1 tonelada de ração para gatos), medicamentos veterinários e outros produtos como bebedouros, comedouros, entre outros, que serão distribuídos conforme a necessidade de cada local afetado.
Algumas áreas de risco estão sendo acessadas agora, após vários dias de isolamento e novos animais estão sendo encontrados por equipes da Defesa Civil e das Secretarias Municipais de Agricultura.
As ações serão coordenadas pelo Dr. Sérgio Vasquez, especialista em desastres do escritório da WSPA-Costa Rica. Da equipe farão parte membros da WSPA Brasil, Dra. Rosângela Ribeiro / Caroline Chicre, Halem Nery, presidente da Afiliada Ecosul, que coordenou trabalhos nas enchentes de Santa Catarina em 2009 e participou do curso da WSPA sobre desastres em 2010, e Dra. Carla Moura, professora da UNIFESO.
Equipes de voluntários formadas por alunos do último ano do curso de Medicina Veterinária e veterinários locais, orientados por professores da UNIFESO, em especial pela Profa. Carla Moura, sairão diariamente para as áreas identificadas e mais necessitadas.
O Plano de Trabalho da WSPA está focado na manutenção de cuidados veterinários (nos casos necessários) e a distribuição de alimentos aos animais perdidos ou abandonados. Também trabalharemos na orientação à população local quanto às possíveis zoonoses, que aparecem geralmente duas a três semanas após desastres naturais. Qualquer animal que necessite de maiores cuidados ou intervenções cirúrgicas será encaminhado para o Centro de Operações com o apoio do Hospital Veterinário da UNIFESO.
Centro de Operações WSPA Uma parceria entre a WSPA e a Faculdade de Medicina Veterinária da UNIFESO
Local:
Campus Quinta do Paraíso-Estrada da Prata s/n. Teresópolis
Horário: de 9h às 17h

Adoção de Animais

Adotantes e Carlos Eduardo do GAPA-MA (ONG afiliada à WSPA Brasil)
Muitos animais de companhia sobreviveram nesta tragédia, mas perderam suas famílias, seus donos e seus lares.
Portanto, a WSPA divulgará em breve em seu site www.wspabrasil.org fotos de animais resgatados na Região Serrana para adoção.
Muitos desses animais  participaram da feira de adoção promovida pelo GAPA-MA, ONG afiliada à WSPA, mas vários ainda não encontraram um novo lar.


Pet Magazine Chique de Doer




0 comentários: