É normal que um cão idoso fique cego?

Seu cãozinho está com olhos opacos e azulados? Saiba o que fazer

Publicado em 13/04/2011
Aline Angeli
Conteúdo do site CLAUDIA
Cão com óculos de sol
Consulte um veterinário se perceber alguma alteração na cor da pupila do seu bicho
Foto: Getty Images

Você percebeu que seu cãozinho está com dificuldade para chegar no prato de ração e já não consegue apanhar com agilidade a sua bolinha favorita? Talvez ele esteja com algum problema na visão. Calma! Não precisa se preocupar.  O que deve ser feito neste momento é procurar a ajuda de seu veterinário de confiança.
O tempo também passa para os animais e leva, aos poucos, a energia e vitalidade dos nossos amigos. Entretanto, o veterinário Gustavo Gonçalves, afirma que  velhice e cegueira não são sinônimos. "É normal que animais idosos fiquem com os olhos opacos e azulados e tenham um pouco mais de dificuldade em localizar objetos pequenos e muito próximos, mas isso não deve representar uma perda visual significativa", explica Gustavo.
Cães que passam a bater a cabeça em móveis e paredes e a apresentar comportamento mais agressivo e medroso podem estar realmente sofrendo de catarata. O problema é que essa doença pode evoluir para a cegueira; por isso, deve ser corrigida com cirurgia o quanto antes. "A catarata se manifesta até mesmo em animais jovens. É preciso consultar um veterinário se perceber alguma alteração na cor da pupila do seu bicho ou se ele demonstrar certa dificuldade de movimentação", diz o veterinário.

Pet Magazine Chique de Doer

0 comentários: