Como alegrar a vida do seu cachorro


Filhotes sempre arrumam alguma coisa pra fazer: brincam sem parar, dão pinotinhos pela casa, exploram o ambiente cheios de curiosidade e energia. Conforme crescem, as coisas em volta deixam de ser novidade e o totó pode ficar apático mesmo vivendo num quintal grande. É como acontece com a gente: sem desafios, novidades e estímulos diferentes, nossa vida vai perdendo a graça. Veja como você pode dar uma forcinha pra levantar o astral do peludo:
- Conviver com outros bichos e pessoas torna os totós mais felizes e sociáveis. Não pode ter mais um bicho? Visite pessoas que também têm cachorros e leve seu peludo junto!
- Não deixe os brinquedos visíveis e vá revezando: dê um de cada vez, para que sejam sempre novidade.
- Mesmo que o totó tenha espaço de sobra, é nos passeios diários que ele tem a chance de explorar cheiros diferentes e ser estimulado pelo movimento da rua, por pessoas estranhas e outros cães.
- Estimule-o mentalmente ensinando comandos como sentar, buscar, trazer. Elogie cada acerto!
- Transforme a hora da refeição num desafio: espalhe a ração pelo chão (limpe eventuais pelos antes, para que ele não os engula) ou coloque-os dentro de brinquedos feitos para ele “caçar” os grãos.

0 comentários: