Mito ou verdade? Os cães entendem tudo o que veem na televisão?

Cães capazes de captar sons e imagens na tela
Foto:Shutterstock

Quando cachorros olham atentos para a televisão, é sinal de que estão entendendo e acompanhando tudo o que veem?

MITO

Quantas vezes você flagrou seu cão atento à tela da TV? Certamente inúmeras. Cachorros são, de fato, capazes de perceber imagens e sons na tela, mas não podemos dizer que eles assistem à televisão, já que não compreendem o que está sendo transmitido. “O ‘assistir televisão’ dos humanos está relacionado a entender as palavras que são ditas e a conectar imagens e sons, o que não acontece com os cães”, afirma a veterinária Joice Peruzzi. Ela ainda diz que as imagens de outros animais na televisão, aliadas aos sons e movimentos, é o que realmente atrai os bichos e os mantém interessados. Isso acontece porque a audição e a visão de cães não são tão aguçadas quanto nos humanos. Aquele leve movimento de cabeça, inclinando-a de um lado para o outro, que os peludos fazem diversas vezes enquanto estão na frente da televisão também tem explicação: “Essa é a formaque eles têm de ajustar o foco da imagem e reagir ao som emitido”, complementa a oftalmologista veterinária Luciana Ricciardi Macedo.

EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA

Ainda de acordo com Luciana, os cães podem processar as imagens na televisão devido à presença de células fotorreceptoras, responsáveis pela nitidez e cor, que nós humanos também temos. “A televisão ideal para os cães teriaimagens com cores primárias (azul, verde, vermelho e amarelo), formatos maiores e emissão de sons agudos e graves, parecidos com os latidos e miados”, idealiza.
Focinho longo: Cachorros com focinho longo enxergam, em média, 10% melhor que os peludos de focinho curto por terem maior campo de visão (acima de 250 graus).
Pets caseiros: O interesse pela TV aparece em animais domésticos, acostumados com o cotidiano dos donos e que os acompanham diariamente inclusive ao ver televisão.
Mesma espécie: O que mais atrai um cão é assistir a outros cães na televisão. Latidos e miados também são igualmente interessantes para eles quando aparecem na telinha.
E os gatos? Indivíduos de outras espécies cujo principal sentido é a visão, como os queridos felinos, podem ter ainda mais interesse pela televisão que os cães.

0 comentários: